domingo, 30 de março de 2014

Sabendo um pouco mais sobre o chulé

O chulé é provocado pelo excesso de suor nos pés.
Você, algum dia, já deve ter tirado o sapato ou o tênis e ter sentido aquele cheirinho ruim, o chulé. Deve ter se perguntado: de onde vem e como fiquei com esse chulé?

Em todo o nosso corpo nós possuimos glândulas que produzem um líquido que chamamos de suor. Quando suamos, dizemos que estamos transpirando. Existem pessoas que transpiram mais do que outras – isso depende do organismo.
O suor pode ser sentido em todo o corpo, mas principalmente nas axilas, rosto, palmas das mãos e plantas dos pés.

Na planta de nossos pés existem milhares de glândulas produtoras de suor.
Quando colocamos calçado fechado, o nosso pé começa a suar, e esse suor não tem para onde ir. Então, as bactérias presentes em nosso corpo começam a se alimentar desse suor misturado com células mortas da pele, e o resultado dessa ação é o mau cheiro que as bactérias, por vezes acompanhadas de fungos, exalam.

Há algumas maneiras de evitar o cheirinho ruim nos pés.
Para não ter chulé é muito importante seguir algumas dicas:

► Usar meias de algodão, porque elas absorvem o suor dos pés;
► Não usar meias mais de uma vez;
► Colocar os tênis ou sapatos para tomar sol, a fim de que eles sequem o suor, diminuindo a quantidade de bactérias, o que diminui o mau cheiro;
► Enxugar bem os pés depois do banho, principalmente entre os dedinhos;
► Se tiver como, não usar o mesmo sapato todos os dias;
► Evitar usar sapatos feitos com material de borracha e plástico, porque eles esquentam e não deixam que os pés fiquem ventilados, facilitando a produção de suor, e aumentando a chance de aparecer chulé;
► Usar talcos, próprios para os pés, que diminuem a quantidade de suor produzida.

Proteja-se

O Sol é muito importante para a natureza, mas quando em excesso faz muito mal à nossa pele
Quando o verão começa, vem com ele o calor e o Sol forte. Nessa época tão gostosa sempre estamos de férias da escola e por esse motivo a nossa família costuma passear para diversos lugares. Seja uma viagem para a praia, para a fazenda, ou até mesmo só um dia no clube, sempre estaremos expostos ao Sol. E é por isso que temos de nos proteger dele com o filtro solar.
O filtro solar é o nosso grande aliado na prevenção de queimaduras graves que são provocadas quando ficamos expostos muito tempo ao Sol. É o filtro solar que impede que os raios UVA e UVB, emitidos pelo Sol, queimem e danifiquem a pele, já que esses raios penetram na pele.

É muito importante se proteger com o filtro solar quando for se expor ao Sol, seja para brincadeiras ou atividades esportivas
O filtro solar pode ser em forma de protetor ou bloqueador solar, e os dois possuem FPS, que significa fator de proteção solar. O FPS indica quantas vezes mais a sua pele estará protegida. Os médicos não recomendam protetores com FPS menor que 15.
Os bloqueadores solares são indicados para pessoas que possuem a pele sensível. Eles apresentam FPS maior que 20.
Os protetores solares são indicados para pessoas com pele comum, e possuem FPS entre 15 e 20. Esses protetores dão à pessoa um bronzeado gradual e que dura por muito tempo.
Os bronzeadores agem ao contrário dos protetores e bloqueadores, permitindo que os raios solares penetrem aos poucos na pele, bronzeando-a. Os bronzeadores possuem FPS muito baixo.

É importante observar o fator de proteção solar antes de comprar um filtro solar
Os filtros solares têm várias composições, mas eles podem agir de duas formas: há alguns filtros que refletem os raios solares por possuírem em sua composição compostos que fazem com que a pele não absorva os raios solares; enquanto que outros absorvem uma parte da energia do Sol, e refletem a outra parte.

Chapéu e óculos também são muito úteis quando o assunto é se proteger do Sol
Outra forma de você se proteger do Sol é utilizando chapéu e óculos de sol (também com fator de proteção). Quando você se protege da maneira correta, o seu passeio com certeza só deixará boas lembranças

0 comentários:

Postar um comentário

Você também vai gostar de: